Projetos

Projetos de Desenvolvimento

2023 - Atual

PNUD - Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 - Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Descrição:

O projeto objetiva elaborar uma proposta de Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, um instrumento para gestão de riscos e de desastres no Brasil com as diretrizes, estratégias e metas para um gerenciamento integrado e coordenado entre a União, Estados e Municípios. O objetivo principal do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil em cinco frentes de atuação: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. Portal:  https://pndc.com.br/

Instituição parceira:

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC)

2021 - Atual

FAPERJ - Plataformas para integração de stakeholders em operações de preparação e resposta a desastres

Descrição:

O objetivo geral do presente projeto consiste em fortalecer o conjunto de produtos tecnológicos sociais para gerenciamento de desastres, a saber: plataformas para integração de stakeholders em operações de preparação e resposta a desastres no contexto brasileiro, e em especial no Rio de Janeiro. As plataformas envolvidas na presente proposta são: Rede Refugia; Droneiros Voluntários; HANDS-ON; DRAI.

Instituição parceira:

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ (FAPERJ)

2021 - 2021

Instituto Brasil Logística (IBL) - Curadoria e desenvolvimento do Guia de Logística Humanitária

Descrição:

Curadoria técnica e autoria de 7 dos 10 capítulos do Guia de Logística Humanitária, primeiro do tipo já publicado no Brasil, lançado pelo Instituto Brasil Logística (IBL).

Instituição parceira:

Instituto Brasil Logística (IBL)

2020 - 2021

Banco Mundial - Scaling-up actions for disaster management in Brazil

Descrição:

The following key questions guide the project deliverables: Key question WP1: How to improve the Civil Defense preparedness and response actions to a pandemic through the development of a Response Protocol? Key question WP2: How does the adoption of simulation techniques and analytical tools (such as system dynamics) allow the Brazilian government to improve food security of the vulnerable population and availability of essential materials (cleaning and hygiene products) during and after COVID-19?.

Instituição parceira:

Banco Mundial

2020 - 2020

EBD Global Optimum - Avaliação de vulnerabilidade a desastres em Moçambique

Descrição:

Avaliação de vulnerabilidade e adaptação a desastres para 5 (cinco) distritos de Moçambique, com a entrega de relatório técnico e mapa de vulnerabilidade. 

Instituição parceira:

EBD Global Optimum

2018 - 2019

PNUD - Projeto de Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 - Plano Nacional de Cooperação Humanitária Internacional (PLANCHI)

Descrição:

O projeto objetiva atender à demanda de conhecimento que possibilite os avanços qualitativos e quantitativos para a estruturação da prestação da Cooperação Humanitária Internacional do Brasil e tem como principal produto a proposta de Plano Nacional de Cooperação Humanitária Internacional (PLANCHI), em situações de desastres. Temas: Capacitação e pesquisa na área de gestão de riscos fortalecida no país/ Estratégia de formação em gestão de riscos desenvolvidas e implementadas.  

Instituição parceira:

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC)

2016 - 2016

Centro de Operações Rio (COR) - Legado operacional e logístico das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016

Descrição:

No âmbito do Plano Rio Resiliente, do Centro de Operações do Rio (COR) da Prefeitura do Rio de Janeiro, observa-se a importância do Objetivo Estratégico #2: Mobilizar o Rio para que esteja preparado a enfrentar e responder a eventos climáticos extremos e outros choques?, mais especificamente a Iniciativa #2.B: Desenvolver Legado Operacional Olímpico?. Esta ação tem como objetivo Incorporar o legado operacional e logísticos das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, internalizando protocolos e processos praticados na preparação e durante os Jogos. O objetivo do projeto é apoiar a análise das operações do COR durante os jogos, o que deve resultar no desenvolvimento de um relatório de lições aprendidas e oportunidades de melhorias que possam ser incorporadas no dia a dia das operações após as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 e de artigos acadêmicos apresentando uma análise crítica das operações durante os jogos sob a perspectiva da Gestão de Operações de Crises e Desastres e de Logística Humanitária.

2015 - 2016

Banco Mundial - Inovações em Gestão de Riscos de Desastres no Brasil

Descrição:

Proposta de Assistência Técnica ao CENAD - Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres: capacitação em logística humanitária, gestão e uso de dados sobre desastres no Brasil. 

Instituição parceira:

Banco Mundial

2013 - 2014

Banco Mundial - Avaliação de perdas e danos em desastres no Brasil usando a metodologia DaLA (Damage em Loss Assessment)

Descrição:

Este projeto de pesquisa é motivado pela necessidade de estimar perdas e danos em casos de desastres em diferentes setores como saúde, habitação e educação, entre outros, de forma a comparar desastres recentes ocorridos no Brasil e auxiliar a tomada de decisão de investimos em Gestão de Riscos de desastres futuros.

Instituição parceira:

Banco Mundial